Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni

terça-feira, 11 de setembro de 2012

A rivalidade entre Michelangelo e Da Vinci

  O artista Michelangelo Buonarroti, então com 29 anos, tinha aceitado o convite para pintar uma cena de guerra numa das paredes do Palazzo della Signoria. O fato chamava atenção por este convite também ter sido feito um ano antes a Leonardo Da Vinci, na época com 51 anos. Leonardo já havia até montado seu andaime na parede oposta àquela posteriormente oferecida a Michelangelo.
  É lógico também que os florentinos ficaram eletrizados com a expectativa de qual dos dois iria realizar a melhor pintura épica, mas Florença e o mundo jamais ficaram sabendo qual dos dois venceria o desafio. Ambos interromperam seus trabalhos entre 1505 e 1506. Leonardo, porque estava comprometido com encomendas inacabadas em Milão. Michelangelo, porque precisou atender aos pedidos caprichosos do papa Júlio II, em Roma. Aparentemente, os motivos da desistência de ambos foram alheios à competição.
  Michelangelo era irreverente, impetuoso e, não raramente, malcriado. Sua intempestividade lhe rendeu brigas. Os relatos dão conta de um sujeito melancólico, que vivia atormentado por conflitos interiores. Discordava daqueles que viam em Leonardo um gênio. Mas, num cantinho qualquer do seu ateliê, Michelangelo se via na obrigação de estudar as experimentações de seu grande desafeto, por ele ter sido precursor de uma série de inovações técnicas.
  Uma coisa sobre a qual é difícil dar certeza é sobre o quanto as diferenças entre ambos – e também o que tinham em comum – colaboraram para a inimizade. Um dos únicos a falar sobre o assunto foi Sigmund Freud, que encontrou algumas semelhanças entre ambos: de um lado, os dois tinham dificuldade em lidar com a figura da mãe, ausente em suas infâncias. De outro, os dois eram homossexuais – Leonardo mais bem-resolvido, Michelangelo totalmente enrustido.
  Mas a inimizade entre ambos provávelmente deveu-se a um evento particular: o único encontro casual entre os dois nas ruas de Florença de que se tem notícia. Leonardo passeava com um amigo perto do Palazzo Spini, onde um grupo de homens discutia uma passagem do Inferno, de Dante Aligheri, obra em evidência na época. À determinada altura, os homens pediram que Leonardo lhes explicasse alguns trechos do Inferno, bem na hora em que Michelangelo passava pelo local. Leonardo, sabendo da admiração do jovem artista por Dante, disse então: “Michelangelo vai explicar para vocês”. Pensando que estava sendo ridicularizado,Michelangelo enraiveceu e insultou Leonardo. Criticou a sua obra inacabada mais famosa, o cavalo de bronze encomendado por Ludovico Sforza, duque de Milão: “Explique-se você, que fez um modelo de cavalo que jamais poderia terminar!” Atingido no calo, já em casa, Leonardo viveu um momento de grande baixa autoestima.
  Apesar de conflitos, a rivalidade só fez o trabalho de Michelangelo e Leonardo crescer. “As obras deles se tornaram atemporais – e esta é a marca dos gênios”, afirma Liana Rosemberg. Que o digam a provocadora Mona Lisa (1506), enigmática como Leonardo, e a última Pietà (1564) de Michelangelo, que transpira a tempestade de emoções e o sofrimento de seu criador.
por Pâmela Milesi

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